Anvisa aprova a quarta medicação para tratamento da obesidade no Brasil.
Contrave (naltrexona 8 mg/bupropiona 90 mg) é agora uma opção de tratamento medicamentoso para controle de sobrepeso e obesidade no Brasil.
A bupropiona é aprovada como uma medicação para o tratamento da depressão e a cessação do tabagismo em conjunto com a terapia cognitivo comportamental. Seu mecanismo de ação se dá pela inibição da recaptação de norepinefrina e dopamina – neurotransmissores – que ativarão a via anorexígena (inibindo a fome).
A naltrexona é um antagonista opióide usado para ajudar no combate ao alcoolismo. Quando associada à bupropiona, otimiza o efeito da perda de peso.
O contrave é uma combinação de dose fixa de liberação prolongada contendo naltrexona e bupropiona, cujo objetivo é promover a saciedade e reduzir a ingestão calórica. Essa combinação determina um efeito duplo na perda de peso, contribuindo para reduzir a fome e auxiliando o paciente a seguir de forma mais efetiva as orientações nutricionais.
Com a dose diária total de 32 mg de naltrexona e 360 mg de bupropiona caso o paciente não alcance em 12 semanas pelo menos 5% de perda de peso desde o início da terapia a medicação deve ser descontinuada.
A combinação da bupropiona/naltrexona como adjuvante à dieta hipocalórica e aumento da atividade física é uma opção eficaz para o tratamento da obesidade.
Boas notícias.