Você sabe da importância do Registro de Qualificação de Especialista (RQE)?

É muito importante verificar se o seu médico possui RQE porque isso garante que ele fez residência médica ou foi aprovado na prova de título de especialista. Isso significa que ele tem o conhecimento e habilidades necessárias para cuidar dos pacientes de maneira adequada e segura dentro daquela especialidade médica. Sem esse registro, não há garantia de que o médico tenha recebido a formação necessária para tratar condições médicas com a expertise requerida. Portanto, consultar se o médico é especialista é fundamental.

Temos visto constantemente pacientes sendo tratados erroneamente com hormônios e dessa forma, prejudicando a sua saúde.

Receber um diagnóstico ou tratamento inadequado é prejudicial para a sua saúde. Aqui estão alguns sinais de alerta para pacientes que podem indicar um médico não confiável na área de endocrinologia:

  1. Falta de experiência ou credenciais duvidosas: Verifique se o médico possui registro de qualificação de especialista (RQE).
  2. Promessas de curas milagrosas: Desconfie de médicos que prometem curas rápidas ou garantem resultados sem procedimentos médicos padrão.
  3. Frequentes mudanças no diagnóstico ou tratamento: Isso pode indicar falta de conhecimento ou falta de ética profissional.
  4. Pressão para realizar exames ou tratamentos caros e desnecessários: Alguns médicos podem tentar lucrar com exames desnecessários ou tratamentos não comprovados.
  5. Falta de transparência: Um bom médico deve explicar claramente o diagnóstico, os tratamentos propostos e os possíveis efeitos colaterais.

Você sabe consultar se o seu médico tem RQE?

Entre no site do Conselho Federal de Medicina (CFM) e digite busca por médico. Coloque o nome completo do seu médico e o CRM. A página irá fornecer o RQE.
 
A Dra Marina Costa é Endocrinologista (RQE: 63974) e especialista em Clínica Médica (RQE: 44980).
 

Cuide bem da sua saúde.
Cuide bem de você.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *